Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

domingo, 20 de junho de 2010

COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL

O cravo é um símbolo de uma revolução. A Revolução de Abril!


Uma revolução sem violência, como tanto se exige dos nossos alunos!

Uma revolução que permitiu que os nossos alunos, hoje em dia, possam intervir na sociedade, sem medo e sem tristeza!

Eles não viveram o 25 de Abril, mas julgo que me cabe a função de lhes incutir o respeito e admiração por quem o viveu, com força e dignidade, sem medos e sem cobardias.

A essas pessoas, os nossos alunos devem-lhes o seu crescimento livre.

Esta é uma parte da nossa História que me recuso a apagar e por isso, como professora bibliotecária, convidei as turmas do oitavos e nonos anos a comparecerem neste espaço para a comemoração do 36º aniversário do 25 de Abril.

Tiveram a oportunidade de ver um powerpoint sobre este tema, ouvir e cantarolar músicas do 25 de Abril. Veja o powerpoint. clique

No final, lancei-lhes um desafio: teriam de responder a nove questões sobre esta temática! Aquele que acertasse mais respostas teria direito a um prémio: um bilhete de cinema!

Um bilhete para o aluno(a) do 8º ano que responder a um maior número de respostas certas e o mesmo procedimento para o 9º ano.
Os alunos vencedores foram:


• Daniel Coelho – 8º B

• Cláudia Oliveira – 9º C











Vamos espreitar os resultados de cada turma! clique

No final, propus o preenchimento de um inquérito de satisfação sobre a actividade decorrida. clique

Após o tratamento dos dados, estes foram os resultados. Clique



Hora do Conto- 25 de Abril   

Ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, «A fábula dos feijões cinzentos» de José Vaz, foi a história seleccionada para contar aos alunos dos oitavos e nonos anos, nos dias 10,11 e 12 de Maio.

Foi mais um momento de aprendizagem e sensibilização sobre esta época! Foi um momento de leitura dramatizada e interactiva em que os alunos participaram e demonstraram entusiasmo!







A quem interessar, deixo aqui algumas propostas de Escrita Criativa sobre a temática do 25 de Abril. Será uma ideia interessante e diferente, transformar a sala de aulas numa Oficina de Escrita! clique


Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!