Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

domingo, 20 de junho de 2010

PLANO NACIONAL DE LEITURA




«Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2009 / 2010, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.»
A segunda fase do concurso realizou-se na Biblioteca Municipal de Anadia. A nossa escola foi representada por três alunas do 7º ano:

• Letícia Marques Soares
• Sofia Ferreira V. Ribeiro
• Joana Margarida G. Oliveira

Fica aqui registada a opinião das alunas que participaram neste concurso!

«A experiencia, que vivemos, foi óptima porque para além de conhecermos pessoas novas, tivemos um dia muito divertido. Além disso ficámos com uma ideia do que são concursos de Língua Portuguesa. Não ganhámos mas o mais importante foi participar.» Sofia Ferreira V. Ribeiro

       «Participámos no Concurso Nacional de Leitura deste ano que se realizou na Biblioteca Municipal de Anadia. Chegámos por volta das 9h30m. Deram-nos uma camisola vermelha e um papel com um número que viria a ser sorteado.
       Como eram muitos concorrentes, fomos divididos em grupos. Enquanto um grupo fazia a prova, o outro grupo fez uma visita guiada pela Biblioteca. Foi muito interessante!
       Chegou a nossa vez de realizarmos a prova escrita. Consistiu numa sopa de letras, palavras cruzadas e algumas perguntas sobre os livros que tivemos de ler.
       Seguidamente visitámos o Museu do Vinho onde acabámos por almoçar numa sala pequena com muita gente.
       A ementa foi leitão, rissóis, croquetes, batatas fritas, bolo, sumos, água e espumante. Como estava muita gente, decidimos almoçar no pátio.
      Depois do almoço, deslocámo-nos ao anfiteatro para sabermos os resultados das provas. Não ganhei mas foi uma tarde muito divertida!
       Para quem estiver interessado em saber, o júri foi formado pela escritora Isabel Alçada e pelo escritor Bruno Santos.
       Desejo boa sorte a quem concorrer no próximo ano, mas o mais importante é divertirmo-nos!»
                                            Letícia Marques Soares




Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!