Querido blogue
Se eu fosse uma jovem adolescente hoje chegava a casa abria o meu diário e começava assim...
Querido diário hoje tive uma manhã aborrecida...
Agora com quase 50 anos, não tenho um diário mas tenho um blogue e vou começar da mesma forma.
Querido blogue hoje tive uma manhã aborrecida...
A assistente operacional esteve sempre a queixar-se que o programa GIB não funcionava, não consegui aceder ao site da RBE para fazer o relatório da auto avaliação da biblioteca escolar. O site encontra-se em construção! Parece impossível estar a construir alguma coisa numa altura destas! Também que interessa isso? Como ainda falta o preenchimento de alguns questionários de docentes, nada posso fazer. Agora a assistente operacional está a desabafar comigo que até ao meio dia só catalogou nove livros! Também não consigo preencher o Modelo F e G sobre a avaliação das bibliotecas por causa da dita construção do site da RBE! Hoje de tarde tenho de ir para a reunião do SABE e não vou conseguir acabar esta reflexão. Espero que amanhã seja um dia melhor!
Às vezes parece que já não sei falar de outra coisa, mas o trabalho não pára na biblioteca! Ao longo deste ano, muitas vezes, dei por mim a pensar se fiz a melhor opção em aceitar ser professora bibliotecária. Umas vezes, achei que sim. Outras vezes, achei que não. Nos dias em que achei que não, dei por mim a pensar «se soubesses o que era isto, desejarias ter sido professora do 1º Ciclo toda a vida e não tinhas deixado os teus alunos do 3º ano.»
É o PNL, é a actualização da colecção/aquisições, são as actividades de leitura para as «Caixas de Histórias», é o Plano Anual de Actividades, é o Plano de Acção, é o dia das bibliotecas escolares e todos os outros dias considerados mais importantes que outros, é o teatro de fantoches para lembrar o 25 de Abril é a Hora do Conto e todas as actividades inerentes a essa hora, é o Blogue, é a divulgação de actividades, é o «ensinar» alunos e professores a usar a biblioteca, são os concursos, é a leitura encenada para todas as turmas do 5º, 6º, 7º e 8º anos, é a história dramatizada para os alunos das escolas do 1º ciclo... e eu sei lá mais o quê! Ah! Acabei de me lembrar de um dos maiores pesadelos que tive! Lutar por mudar a forma como, muitas vezes, é encarada a biblioteca. Ela é um espaço de namoro, ela é um espaço de jogos, nada pedagógicos no meu ponto de vista, ela é um espaço de convívio, ela é um depósito de alunos ou uma sala de castigos...
E lá vêm os alunos desta e daquela turma que não tiveram professor de substituição, depois chega a invasão de alunos para requisitarem livros, tirarem fotocópias, irem jogar o jogo das hortas (!)...entretanto chega um professor «não me dás aquele P.P. que disseste que tinhas que fala da biodiversidade?»
Ainda há muito a fazer, sobretudo no melhoramento do processo de auto-avaliação, tornando algumas práticas, rotinas, aprendendo a escolher os instrumentos mais adequados a determinadas avaliações, aprendendo a cruzar informação, de forma a apresentar evidências claras das situações que permitam maior segurança na tomada de decisões e a implementação de medidas adequadas.
No domínio B. – Leitura e Literacia –, a BE realizou trabalho com bons resultados. As possibilidades de crescer neste domínio são muitas: reforço das actividades desenvolvidas e que foram bem sucedidas, estendendo-as a mais alunos; convite a mais professores e alunos para participação no blogue e promoção do blogue através da inclusão de mais conteúdos úteis; mais actividades de leitura acompanhada em sala de aula, rentabilizando, por exemplo, os livros adquiridos para as “Caixas de Livros”; maior envolvimento dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo.
No domínio D. – Gestão da Biblioteca Escolar – que foi aquele que foi alvo de avaliação este ano lectivo, foram dados passos importantes e seguros, iniciando a catalogação no Gib, etiquetando e organizando o fundo documental de forma a facilitar a pesquisa dos utilizadores e promover a sua autonomia. Há agora um importante trabalho de continuidade a realizar na facultação do catálogo informatizado a todos os utilizadores a nível interno e, logo que possível, com acesso on-line. Também no enriquecimento da colecção, seguindo a política documental e dando resposta às necessidades curriculares e não curriculares dos utilizadores, e no desbaste, envolvendo nesta gestão os professores das diferentes áreas do saber.
No domínio A. – Apoio ao Desenvolvimento Curricular – também foram dados alguns primeiros passos importantes, mas há ainda muito caminho a percorrer para atingir uma articulação curricular de excelência com as estruturas pedagógicas e os docentes. Dado tratar-se do domínio que mais directamente pode interferir nos resultados escolares dos alunos, vai tomar-se como prioritário no trabalho a desenvolver no próximo ano.
O domínio C. – Projectos, Parcerias e Actividades Livres de Abertura à Comunidade – foi o menos desenvolvido sobretudo no referente a envolvimento em projectos com o exterior. Consciente do facto, a equipa da BE irá começar a intensificar no próximo ano acções.
Agradeço a colaboração das assistentes operacionais que estiveram sempre disponíveis para me apoiar nos momentos menos bons e em todas as actividades dinamizadas na biblioteca! Por isso, um beijinho à Helena, à Vera e à Laura!
Agora, vou começar a preparar o próximo ano lectivo sempre com a expectativa de que esse seja um ano mais enriquecedor para todos os utilizadores das bibliotecas do Agrupamento. Espero, igualmente, que seja um ano enriquecedor para mim, quer a nível pessoal, quer a nível profissional e que a futura equipa da biblioteca seja formada por elementos com vocação e perfil adequados àquilo que se espera de uma biblioteca.
Boas férias!
Paula Ramos
Sem comentários:
Enviar um comentário