Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

terça-feira, 6 de julho de 2010

FINAL DO ANO LECTIVO

Querido blogue




Se eu fosse uma jovem adolescente hoje chegava a casa abria o meu diário e começava assim...

Querido diário hoje tive uma manhã aborrecida...

Agora com quase 50 anos, não tenho um diário mas tenho um blogue e vou começar da mesma forma.

Querido blogue hoje tive uma manhã aborrecida...

A assistente operacional esteve sempre a queixar-se que o programa GIB não funcionava, não consegui aceder ao site da RBE para fazer o relatório da auto avaliação da biblioteca escolar. O site encontra-se em construção! Parece impossível estar a construir alguma coisa numa altura destas! Também que interessa isso? Como ainda falta o preenchimento de alguns questionários de docentes, nada posso fazer. Agora a assistente operacional está a desabafar comigo que até ao meio dia só catalogou nove livros! Também não consigo preencher o Modelo F e G sobre a avaliação das bibliotecas por causa da dita construção do site da RBE! Hoje de tarde tenho de ir para a reunião do SABE e não vou conseguir acabar esta reflexão. Espero que amanhã seja um dia melhor!
Às vezes parece que já não sei falar de outra coisa, mas o trabalho não pára na biblioteca! Ao longo deste ano, muitas vezes, dei por mim a pensar se fiz a melhor opção em aceitar ser professora bibliotecária. Umas vezes, achei que sim. Outras vezes, achei que não. Nos dias em que achei que não, dei por mim a pensar «se soubesses o que era isto, desejarias ter sido professora do 1º Ciclo toda a vida e não tinhas deixado os teus alunos do 3º ano.»

É o PNL, é a actualização da colecção/aquisições, são as actividades de leitura para as «Caixas de Histórias», é o Plano Anual de Actividades, é o Plano de Acção, é o dia das bibliotecas escolares e todos os outros dias considerados mais importantes que outros, é o teatro de fantoches para lembrar o 25 de Abril é a Hora do Conto e todas as actividades inerentes a essa hora, é o Blogue, é a divulgação de actividades, é o «ensinar» alunos e professores a usar a biblioteca, são os concursos, é a leitura encenada para todas as turmas do 5º, 6º, 7º e 8º anos, é a história dramatizada para os alunos das escolas do 1º ciclo... e eu sei lá mais o quê! Ah! Acabei de me lembrar de um dos maiores pesadelos que tive! Lutar por mudar a forma como, muitas vezes, é encarada a biblioteca. Ela é um espaço de namoro, ela é um espaço de jogos, nada pedagógicos no meu ponto de vista, ela é um espaço de convívio, ela é um depósito de alunos ou uma sala de castigos...

E lá vêm os alunos desta e daquela turma que não tiveram professor de substituição, depois chega a invasão de alunos para requisitarem livros, tirarem fotocópias, irem jogar o jogo das hortas (!)...entretanto chega um professor «não me dás aquele P.P. que disseste que tinhas que fala da biodiversidade?»

Ainda há muito a fazer, sobretudo no melhoramento do processo de auto-avaliação, tornando algumas práticas, rotinas, aprendendo a escolher os instrumentos mais adequados a determinadas avaliações, aprendendo a cruzar informação, de forma a apresentar evidências claras das situações que permitam maior segurança na tomada de decisões e a implementação de medidas adequadas.

No domínio B. – Leitura e Literacia –, a BE realizou trabalho com bons resultados. As possibilidades de crescer neste domínio são muitas: reforço das actividades desenvolvidas e que foram bem sucedidas, estendendo-as a mais alunos; convite a mais professores e alunos para participação no blogue e promoção do blogue através da inclusão de mais conteúdos úteis; mais actividades de leitura acompanhada em sala de aula, rentabilizando, por exemplo, os livros adquiridos para as “Caixas de Livros”; maior envolvimento dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo.

No domínio D. – Gestão da Biblioteca Escolar – que foi aquele que foi alvo de avaliação este ano lectivo, foram dados passos importantes e seguros, iniciando a catalogação no Gib, etiquetando e organizando o fundo documental de forma a facilitar a pesquisa dos utilizadores e promover a sua autonomia. Há agora um importante trabalho de continuidade a realizar na facultação do catálogo informatizado a todos os utilizadores a nível interno e, logo que possível, com acesso on-line. Também no enriquecimento da colecção, seguindo a política documental e dando resposta às necessidades curriculares e não curriculares dos utilizadores, e no desbaste, envolvendo nesta gestão os professores das diferentes áreas do saber.

No domínio A. – Apoio ao Desenvolvimento Curricular – também foram dados alguns primeiros passos importantes, mas há ainda muito caminho a percorrer para atingir uma articulação curricular de excelência com as estruturas pedagógicas e os docentes. Dado tratar-se do domínio que mais directamente pode interferir nos resultados escolares dos alunos, vai tomar-se como prioritário no trabalho a desenvolver no próximo ano.

O domínio C. – Projectos, Parcerias e Actividades Livres de Abertura à Comunidade – foi o menos desenvolvido sobretudo no referente a envolvimento em projectos com o exterior. Consciente do facto, a equipa da BE irá começar a intensificar no próximo ano acções.

Agradeço a colaboração das assistentes operacionais que estiveram sempre disponíveis para me apoiar nos momentos menos bons e em todas as actividades dinamizadas na biblioteca! Por isso, um beijinho à Helena, à Vera e à Laura!

Agora, vou começar a preparar o próximo ano lectivo sempre com a expectativa de que esse seja um ano mais enriquecedor para todos os utilizadores das bibliotecas do Agrupamento. Espero, igualmente, que seja um ano enriquecedor para mim, quer a nível pessoal, quer a nível profissional e que a futura equipa da biblioteca seja formada por elementos com vocação e perfil adequados àquilo que se espera de uma biblioteca.

Boas férias!

Paula Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!