Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

terça-feira, 6 de julho de 2010

MISSÃO HUMANITÁRIA


"Casa Fiz do Mundo" é uma Missão Humanitária que um grupo de colaboradores da comunidade católica de Carregosa, no concelho de Oliveira de Azeméis, tem realizado em São Tomé e Príncipe, com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, de Linda-a-Pastora (Lisboa). Com o trabalho que tem sido desenvolvido, existe a consciência da carência de alguns bens que aquele povo sente. Por isso, pretende-se continuar a apoiá-los da forma que for possível, enviando bens essenciais.


Projecto -"Educar para a Cidadania"

Com este projecto, pretendeu-se a sensibilização de todos os elementos da comunidade educativa e em especial dos nossos alunos. Afinal, a cidadania depende de cidadãos que entre outras coisas sejam:

• conscientes dos seus direitos e responsabilidades

• informados acerca dos temas sociais

• preocupados com o bem-estar dos outros

• influentes através da sua acção

• activos na vida da comunidade

• responsáveis na sua acção cívica

Um dos objectivos deste projecto é, através de um caso prático de sucesso «a Missão Humanitária "Casa Fiz do Mundo"» mostrar que é possível viver integrando uma componente de cidadania, solidariedade e luta contra a pobreza e contrariando o espírito comodista que impera nas sociedades actuais, deixando a semente da cidadania naqueles que serão a geração futura.

Este projecto visou desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores que ajudassem a:

• Sensibilizar a comunidade educativa e escolar para ajudar esta missão

• Desempenhar um papel activo na comunidade (local, nacional, internacional)

• Compreender que se pode ter influência e marcar a diferença

• Aprender desde cedo a ter autoconfiança e comportamentos sociais e moralmente responsáveis

• Aprender como tornar-se útil na vida e nos problemas que afectam as comunidades

O desenvolvimento deste projecto passou pela colaboração da professora bibliotecária com o professor da disciplina de EMRC, sensibilizando todos os alunos para a necessidade de colaborar com esta missão, através do conhecimento das suas actividades e objectivos. Para esse efeito, os alunos conheceram o site desta missão através da projecção de filmes ilustrativos, ora na sala de aulas, ora na biblioteca.

A campanha de recolha de donativos ocorreu durante o mês de Maio e Junho do corrente ano, na Biblioteca escolar e junto ao PBX.

Conseguimos entregar dois caixotes médios, com produtos de enfermagem e produtos de higiene. Acredito que o pouco que se conseguiu com esta campanha de recolha de donativos, contribuiu para a tomada de consciência da carência de alguns bens que aquele povo sente.

A todos os que colaboraram, os meus sinceros agradecimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!