Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CONCURSO «falaescreveacertaeganha»

No dia 09 de Junho de 2010, a escola EB2/3 Dr. José Pereira Tavares participou no programa "falaescreveacertaganha" fazendo-se representar pela equipa "As Cozinheiras de Letras". Foram seleccionadas três alunas do 5º A: Catarina Silva, Francisca e Joana Pintor.




Deixo aqui o testemunho da Catarina:

Uma experiência única

No dia 9 de Junho, eu, a Joana, a Francisca e a professora Paula Ramos fomos aos estúdios da RTP1 gravar um programa televisivo da RTP1 e RTP2, no Monte da Virgem. Quando lá chegámos estávamos nervosas!

Logo que chegámos, fomos à cantina da RTP, pois a professora Paula Ramos ainda não tinha almoçado. Enquanto víamos a professora Paula Ramos a comer, treinávamos a leitura para, finalmente, sabermos quem iria ler na última etapa do concurso chamada «Ler é aprender». A professora Paula Ramos teve muita dificuldade em escolher porque todas lemos muito bem. A dificuldade foi tanta que teve que ser à sorte e assim, a Joana foi a sortuda!

Depois de sairmos da cantina, dirigimo-nos a uma sala de espera onde estavam outros participantes vindos de várias localidades como Covilhã, Espinho, Braga...

Enquanto esperávamos tivemos duas surpresas maravilhosas: a Sónia Araújo e o Jorge Gabriel! Quisemos logo tirar fotos com os dois apresentadores e eles mostraram-se logo disponíveis.

Depois de tanto esperar, pareceu-nos que a nossa equipa adversária tinha chegado. Vimos logo que aqueles alunos pertenciam à equipa adversária pois tinham o mesmo livro que o nosso! «A Princesinha»!

Os nervos eram cada vez mais, mas com toda a acalma possível ouvimos a senhora que explicava cada etapa do concurso e as respectivas regras para assim ficarmos a saber o que devíamos ou não fazer. Escolhemos as nossas posições, vestimos as camisas do concurso, maquilharam-nos e pentearam-nos.

Na sala de espera havia uma televisão que dava em directo o que se passava nas gravações de cada equipa.

Chegou a nossa vez! Eu estava calma. Aquilo quase não era uma competição! Fizemos as gravações e tudo correu como esperávamos. GANHÁMOS! Não entrámos para o quadro de honra mas já foi muito bom termos ganho. A Joana teve pontuação máxima na leitura. Nós já sabíamos que podíamos contar com ela! Os pontos das equipas foram:

- Estrelinhas do Mar- 103 (Espinho)

- As Cozinheiras de Letras- 125 (Pinheiro da Bemposta)

No final das gravações, tirámos uma foto com o apresentador do programa e com a nossa equipa adversária. Uma das nossas adversárias, chamada Mafalda, ficou nossa amiga.

Já no carro, a Joana estava sempre a perguntar:

- Para o próximo ano podemos cá voltar?

Quando chegámos à nossa escola, estava a chover. Isso foi a coisa pior do dia, mas não destruiu a nossa felicidade de termos participado e ganhado este concurso tão interessante!



Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!