Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Implantação da República – 5 de Outubro


            
                   E-Conto
Município de Oliveira de Azeméis              
                  2010
      Comemorar a República

O “E-Conto – Comemorar a República” é aberto às escolas do Município de Oliveira de Azeméis e tem como principal objectivo a elaboração de um conto colectivo subordinado ao tema do Centenário da Implantação da República, envolvendo toda a comunidade educativa.

O “E-Conto – Comemorar a República” tem como principais objectivos específicos:


• Comemorar o Centenário da Implantação da República, levando os alunos a pesquisar informação sobre acontecimentos históricos relevantes na implantação da República e reflectir sobre ideais republicanos;

• Apresentar textos elaborados pelos alunos sob a orientação dos professores, podendo ser incluídos:

a) Extractos de documentos da época, devidamente identificados;

b) Imagens, fotografias, ilustrações, devidamente identificadas;

A organização do “E-Conto – Comemorar a República” é da responsabilidade da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Município. Esta iniciativa decorre de Janeiro a Maio de 2010 e culmina com a apresentação final dos resultados na primeira semana de Outubro de 2010, na Mostra Concelhia das Bibliotecas Escolares 2010, marcando simbolicamente esta data histórica.

Podem participar:

a) Alunos do 6º e 9º ano de escolaridade de cada um dos Agrupamentos de Escolas do Município de Oliveira de Azeméis;

O “E-Conto – Comemorar a República” tem 4 episódios, sendo que para cada episódio serão seleccionados 2 textos (um texto pertencente a um grupo turma do 6º ano e um texto pertencente a um grupo turma do 9º ano).

Cada episódio deve referenciar os seguintes momentos da Implantação da República:

Episódio I - Vivências (referência ao período que antecedeu a implantação da República, tendo como ponto de partida relatos e acontecimentos relevantes);


Episódio II - Regicídio (referência aos acontecimentos ocorridos no Terreiro do Paço e/ou figuras históricas envolvidas);

Episódio III - Implantação da República (referência a personalidades da República e a símbolos da República – bandeira e hino nacional).

Episódio IV - Início da 1ª República (conquistas e ideais da República – algumas medidas que influenciaram a sociedade portuguesa).

Os participantes deverão dar continuidade ao texto anterior, desenvolvendo e dando um sentido lógico ao “E-Conto – Comemorar a República”.

O “E-Conto – Comemorar a República” será apresentado, em sessão pública, com a presença de todos os participantes, na primeira semana de Outubro de 2010, durante a inauguração da Mostra Concelhia das Bibliotecas Escolares 2010, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.


Esta escola faz-se representar neste Concurso com a participação de duas turmas:

• A turma do 9º C da professora Dulce Tavares. Três alunas representaram esta turma no 1º episódio: Cláudia Oliveira (escrita); Ana Rita Barros e Bárbara Henriques (pesquisa);

• A turma do 6º A da professora Paula Bastos, faz-se representar pelas alunas
Carolina Assunção Coelho, 11 anos
Ana Raquel Oliveira, 11 anos
Catarina Sofia Candeias, 11 anos
Ana Filipa Martins, 10 anos
Beatriz Martins Seabra, 10 anos
Jéssica Nunes Oliveira, 11 anos

Os resultados do 1º episódio e do 4º episódio já foram publicados e um dos textos seleccionados para o 1º episódio, pertence à turma do 9º ano e para o 4º episódio foi seleccionado um texto da turma do 6ºA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!