Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dia de S. Martinho – 11 de Novembro

Para comemorar o dia de S. Martinho, a nossa biblioteca ofereceu um conjunto de actividades para os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade.


De todas as turmas que se deslocaram à biblioteca, de acordo com calendarização, alguns alunos tiveram oportunidade de visualizar um PowerPoint sobre a Lenda de S. Martinho.

A turma do 7º B «vestiu» o soldado romano, uma vez que S. Martinho foi um valente soldado!


Depois de vestido, o nosso soldado ficou assim:




Os alunos do 7º D deslocaram-se à biblioteca para participarem numa peça de teatro interactivo sobre a Lenda de S. Martinho. Paralelamente também foi apresentado um teatro com sombras chinesas sobre a mesma lenda. Alguns alunos colocaram-se atrás de um biombo para manusearem as sombras chinesas com a ajuda da professora Susana, enquanto os restantes alunos ficaram responsáveis pela narração e sonorização da peça.


\






Sobre esta actividade os alunos desta turma fizeram alguns comentários. Ficam aqui alguns registados:



«Hoje, dia 11 de Novembro tivemos um teatro sobre a Lenda de S. Martinho. Tivemos a representar a Lenda de S. Martinho. Por mim, e por toda a turma, gostámos do teatro de sombras chinesas. Gostei de ajudar nas sombras e também de fazer os sons da peça. Todos tivemos a ideia de ir à escola de Areosa. Quem não estava presente gostava de estar. Foi uma peça fantástica.» - Vítor Magalhães nº22 / 7ºD

Hoje, dia 11 de Novembro de 2009, viemos dar a aula de E.A. à biblioteca para participar e assistir a uma actividade sobre o dia de S. Martinho. Essa actividade consistia em ler a lenda de S. Martinho e animá-la através do nosso corpo. Tinha narrador e era animada pelas sombras chinesas elaboradas pela professora Susana Barros. Ficou decidido irmos representar o mini teatro à escola de Areosa. Achei muito interessante. O que mais gostei foi a forma como foi improvisada a peça e a forma como a mesma decorreu. -
Tiago Pereira

No dia 11/11/09, quarta-feira, às 13:45, fomos à biblioteca da escola assistir a uma actividade sobre o São Martinho. Eu gostei muito da actividade porque foi diferente das outras, porque podíamos interferir com sons e podíamos ler a peça. Depois chegamos à conclusão que podíamos actuar na escola primária de Areosa. Eu gostei muito dessa ideia porque para nos é uma honra ajudar os pequenos, porque eles daqui a uns anos vão ser o que nos fizermos por eles. - Sandro Viegas nº19 7ºD

Na verdade, na semana seguinte deslocámo-nos à EB1 de Areosa para apresentarmos esta actividade aos alunos e professores!







Os alunos do 8º B receberam um texto informativo da «Ciência Viva» com o título «Castanhas embrulhadas em … Ciência»• Para cada parágrafo, elaboraram uma questão dando três alternativas de resposta e assim se desenrolou a actividade «Perguntas à Malato»


Alguns trabalhos dos alunos

“Quando estas ondas penetram no interior de materiais que contêm moléculas polares, estas oscilam em “vai e vem” sofrendo colisões e transformando em calor a energia que recebem das ondas.”


Pergunta:
- Que acontece às ondas quando penetram em materiais que contêm moléculas polares?
a)Estas oscilam em vai e vem, e sofrem colisões.
b)Não acontece nada.
c)Não sofrem colisões.


Pergunta:

-Que acontece quando as ondas penetram no interior da materiais com moléculas polares?
a)Sofrem a transformação em calor
b)Sofrem colisões, transformando em calor a energia que recebem.
c)Recebem energia em forma de calor.
                                                                                                           

Pergunta:
-Em que se transforma o calor?
a)Vapor de água.
b)Energia
c)Água


Pergunta:

-Que acontece quando estas ondas penetram no interior de materiais que contêm moléculas polares?
a)Sofrem transformações
b)Sofrem colisões
c) Sofrem colisões e transformando em calor a energia.



“No século XVII, a castanha era considerada um dos produtos básicos da alimentação dos beirões chegando se necessário a substituir o pão ou as batatas. A castanha é também comum nas celebrações dos Santos, Fiéis Defuntos e S.Martinho especialmente no Norte do País.”

Pergunta:

- Que alimentos substituía a castanha no séc. XVII?
a)O vinho e a água
b)O pão ou as batatas
c)Carne e peixe

Pergunta:
- Em que século a castanha era um dos produtos básicos?
a)XXI
b)IX
c)XVII

Pergunta:
- A castanha é mais especial em que parte do país?

a)Centro do país
b)Litoral do país
c)Norte do país


No final de tantas actividades, os expositores da nossa biblioteca ficaram com um «sabor» a S. Martinho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!