Árvore dos Livros

Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.
"Clarice Lispector, escritora brasileira (1920-1977) (Fonte: PublishNews, 05/09/2005)·

AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

A Nossa Biblioteca

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

NATAL

Para comemoração do Natal, a professora bibliotecária criou um Oficina de Escrita Criativa dirigida ao 1º Ciclo e ao Pré-escolar.

O corpo do Natal
Vamos abrir os sentidos para o Natal...

As cores do Natal

Há cores que associamos ao Natal: O vermelho, o dourado, o branco ou o prateado.
As actividades que vos proponho esperam por uma mistura de palavras e cores para «pintar» o Natal.

 
Actividade 1: A Cor do Natal

• Qual é (para ti) a cor que representa melhor o Natal? Porquê?             

respostas de:
Jardim de Infância de Figueiredo                    
EB 1 de Figueiredo


 Actividade 2: Natal de uma cor só


• Agora é altura de pensar e escrever sobre todas as coisas ligadas ao Natal que têm essa cor.

respostas de:

Jardim de Infância de Figueiredo
EB 1 de Figueiredo


 Actividade 3: Gente com cor de Natal


• Por momentos, vamos esquecer o Natal e escrever sobre todas as outras coisas, momentos e pessoas que tenham ou representem essa cor.

respostas de:
EB 1 de Figueiredo


Actividade 4: Natal imaginado


• Utilizando todas as palavras dos exercícios anteriores, é hora de escrever um texto seguindo a pista:


Era um dia frio mas luminoso. Apressada, uma mulher de cabelos compridos corria...


respostas de:

Jardim de Infância de Figueiredo
EB 1 de Figueiredo



O corpo do Natal
Vamos abrir os sentidos para o Natal...

A Ceia de Natal



Vamos imaginar ou relembrar a noite de 24 de Dezembro: Os doces e os salgados, a mesa onde se janta, a cozinha onde são confeccionadas todas as iguarias.
As próximas actividades têm por objectivo a utilização de cada um dos cinco sentidos para descrever a Ceia de Natal.



Actividade 1: Os Sentidos – Visão 1

• O que está em cima da mesa de Natal? A descrição deve ser feita através de uma lista de Substantivos associados a vários Adjectivos.
Ex: Vela - Vermelha, Alta, Esguia, Rugosa

respostas de:

EB 1 de Figueiredo

Actividade 2: Os Sentidos – Visão 2


• De entre os objectos assinalados na actividade anterior, deverá ser escolhido um. Será este o protagonista de um texto com o título «Se o/a falasse...»
Ex. Se a vela falasse...

Actividade 3: Os Sentidos – Visão 3

• Devem ser seleccionados dois objectos para que entre eles se estabeleça um diálogo

resposta de:

Jardim de Infância de Travanca

Actividade 4: Olfacto

• Chegámos ao jogo dos aromas. Há que descrever cada especialidade natalícia através de uma adivinha:
Ex: «Doce feito de massa de farinha de trigo crua e seca, com ovos, leite, açúcar e canela... o que é?» (aletria)
Este exercício é mais fácil se for feito com a ajuda do dicionário.

Actividade 5: Audição

• Na cozinha ouvem-se os ruídos do fogão e dos electrodomésticos em funcionamento. Como podem ser descritos todos esses sons com palavras sonoras?
Ex. «A batedeira bate claras em castelo Bruummm»


O corpo do Natal
Vamos abrir os sentidos para o Natal...

As Músicas de Natal


O Natal tem sons que nos entram em casa através da televisão, que nos perseguem nas ruas ou nos locais que frequentamos, que trauteamos mesmo sem querer.


Estes sons marcam o tempo e criam o ritmo do Natal.



Actividade 1: Magia da Música 1

• É necessário escolher e pôr a tocar uma música de Natal. De olhos fechados, «observar» todas as «imagens» que a música revela. Escrever todas as palavras que surgem no nosso pensamento.



Actividade 2: Magia da Música 2

• Com a mesma música em fundo, o desafio é utilizar as palavras da actividade anterior e com elas descrever um local «espiritual» (pode ser uma igreja, o cimo de uma montanha, uma praia deserta...)



Actividade 3: Troca de letras

• Escolhendo uma melodia de Natal (ex: Jingle Bells, Noite Feliz), é hora de criar uma nova letra, um novo poema.


Letra da Canção: Jingle Bells (Bate o Sino Pequenino)

Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos a capela
Felizes a rezar.


Ao soar o sino
Sino pequenino
Vem o Deus-Menino
Nos abençoar.

Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu o Deus menino
Para o nosso bem!

É Natal, é Natal
Sininhos de luz!
Replicai, badalai
Que nasceu Jesus!

Paz na Terra pede
O sino alegre a cantar!
Abençoe, Deus Menino
Sempre o nosso lar


Letra da Canção: Noite Feliz (versão 1)

Noite feliz! Noite feliz!
O Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, ó Jesus.
Dorme em paz, ó Jesus.
Noite de paz! Noite de amor!
Tudo dorme em redor,
entre os astros que espargem a luz,
indicando o Menino Jesus.
Brilha a estrela da paz.
Brilha a estrela da paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Equipa da Biblioteca


A equipa educativa da BE é constituída por um grupo de docentes designados pela Direcção da Escola, dos quais um é Professor Bibliotecário:

Paula Ramos (Professora Bibliotecária/professora 1º Ciclo)Mário Candeias (Professor de 3º Ciclo/ Ciências da Natureza)Mª João Cravo (Professora do 2º Ciclo/ Língua Portuguesa)Filipe Sousa (Professor do 3º Ciclo/TIC)
Susana Barros (Professora do 3º Ciclo/ EV)
Mª Helena Henriques (Assistente Operacional)
Laura Pais (Assistente Operacional)


Horário da BE


O horário de funcionamento da BE, afixado na porta de acesso à mesma, é definido no início de cada ano lectivo, procurando-se assegurá-lo das 8h 30m às 17h 00.

As alterações ao horário de funcionamento da biblioteca, exceptuando situações imprevistas, serão sempre anunciadas 24 horas de antecedência, mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

Os utilizadores serão avisados 5 minutos antes da hora de encerramento da biblioteca, de modo que este serviço encerre à hora determinada.

Após o encerramento do serviço ao público, a biblioteca voltará a ser aberta unicamente para o serviço interno de limpeza, estando interdita qualquer outra entrada para outro fim sem o conhecimento/ autorização do Professor Bibliotecário.

ESPERAMOS POR TI!!


... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que nos poderemos descobrir, descobrir e conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.

A biblioteca da Escola do Pinheiro da Bemposta - Dr José Pereira Tavares, está de portas abertas para ti estudante, professor, funcionário e visitante.
Entra neste mundo de sonhos e magia...


Esperamos por TI !!!